quinta-feira, maio 20

SOPA DE TOMATE


Aprendi em um programa de Jamie Oliver uma receita MA RA VI LHO SA e, melhor ainda, nada calórica: Molho de Tomate. Bem, ele ensinou molho de tomate, mas com imaginação vc transforma em caldo, sopa...

1. Pique uma cebola e dois dentes de alho. Deixe dourar (pulo do gato: uma pitada de curry e azeite a gosto).

2. Num processador (se possível) coloque 5 ou 6 tomates sem semente. (pulo do gato: aproveite para colocar os condimentos que lhe apetecem: coentro, cebolinha...)

3. Acrescente a polpa de tomate à panela junto com meio copo de água e deixe fever em fogo baixo até que os sabores se misturem. Lembre do sal a gosto.

4. Do jeito que está é possível, acrescentando água e outros ingredientes fazer uma sopa, mas é melhor seguir com a receita.

5. Deixe esfriar um pouco, apenas o suficiente para passar tudo no liquidificador (ou acrescente um pouco de água fria se não quiser esperar que esfrie). Leve novamente ao fogo, agora com o um pouco de arroz já pronto (use o que ficou do almoço) e o que quiser que haja em sua sopa, mas não exagere nos ingredientes, ou vira sopa de legumes, verduras, etc (pulo do gato: umas folhinhas de manjericão deixam um sabor incrível na sopa). Eu sempre prefiro uma sopa sem muita coisa, um caldo, então, por vezes, não coloco arroz, apenas o majericão.

6. A sopa vai requerer que seja acrescentada água de vez em quando. Se você preferir que fique mais concentrado o preparado, ele servirá de molho consistente para uma boa macarronada ou para ferver com umas salsichas no preparo de cachorro-quente.

Obs.: O tomate é uma fruta (acredite) ácida, assim o excesso pode trazer desconforto para quem tem problemas de gastrite, por exemplo. Por outro lado, traz benefícios vários, como ajudar a evitar o câncer de próstata.

Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Comentário novo!