quarta-feira, junho 16

É possíve emagrecer sem fazer regime?

Uma matéria do saludmania.com traz uma alternativa para aqueles que não conseguem ou mesmo não querem seguir regimes rígidos e necessitam perder peso com saúde.

Abaixo a tradução do texto:


Todos os nutricionistas e endocrinologistas coincidem em que para emagrecer não é preciso que deixe de comer senão comer de tudo em quantidades moderadas. Proibir a si mesmo certos alimentos que lhe encantam lhe gera uma ansiedade que muitas vezes desemboca em farras e muitas mais calorias das que teria consumido ou temido capricho.

Tampouco se deixe enganar pela febre dos alimentos ligth, integrais ou dietéticos. O que mais alimenta, menos engorda e mais sacia a fome são os alimentos de toda a vida: pão, legumes, peixe, azeite de oliva... em definitivo, tudo o que é a Dieta Mediterrânea. Se come pouco, mas sua dieta se baseia em sanduíches, sobremesas e bolachas tem muitas possibilidades de estar se enchendo de calorias com pouco conteúdo alimentício.

Por que engordamos?

Principalmente, por duas razões: porque comemos mais do que necessitamos e porque levamos uma vida muito sedentária. Logo tem que começar por aí. Coloca esta ideia na cabeça: se quiser ficar magra deve seguir uma dieta sã e variada durante toda sua vida. Não soa tão mal, não? E segundo: tem que movimentar-se todos os dias para compensar as horas que passa sentada, seja em uma academia, fazendo compras ou dando um passeio pela noite.

SEU PLANO DE AÇÃO: COMER BEM e MOVIMENTAR-SE

Por onde começo? Por se esquecer das dietas e dos produtos milagrosos: convença-se de que pode perder peso conservando a saúde e a alegria, somente depende de você. Este é o plano:

Comece a comer bem

Esqueça as taças e os refrigerantes.
Ainda que seja de comer pouco, se é fã de coca-cola ou costuma sair para beber um pouco, estará acrescentando muitas calorias a sua dieta sem se dar conta. Um refrigerante de cola contém uma grande quantidade de açúcar, assim como o álcool e os licores. Prefira os refrigerantes ligth (não mais de um por dia) e substiua o álcool por uma taçinha de vinho o cerveja. A combinação álcool + refrigerante é a mais nefasta...

Combine bem os alimentos

Ainda que as dietas dissociadas sejam desaconselháveis, sim, pode ficar com a lógica que as define: combinar bem os alimentos. Por exemplo: acompanhe a carne de verduras e não de batatas fritas; não misture proteínas diferentes em uma mesma comida (carne e ovo, carne e peixe...), evite combinar proteínas e amidos (pão com queijo, carne com batatas, frando com arroz...); depois de comer pasta o arroz cai melhor um iogurte que uma fruta...

Beba muita água e infusões

Os nutricionistas e médicos não se cansam de repetir: há que beber como mínimo 1,5 litros de água por dia. Para que o organismo possa funcionar bem, para que a pele esteja bonita, para que nossos músculos e articulações rendam melhor... E, também, para ajudarnos a eliminar líquidos, gorduras e toxinas. Beber entre horas também lhe ajudará a enganar o estômago: mas cuidado, beber muito durante a refeição lhe inflará. Procure substituir o café e os refrigerantes por infusões: elas existem como calmantes, depurativas, digestivas, que podem lhe ajudar a emagrecer.

Sempre há tempo para cozinar

Em 10 minutos pode ser cozinhado macarrão ou arroz; ou ter feito uma tortilla francesa com uma salada de tomate e queijo; ou um sanduíche de presunto serrano; ou um ovo cozido; ou uma salada com frutos secos... qualquer coisa é preferível que pizza ou congelados... Esqueça-se dos sanduíches, hambúrgueres ou pratos preparados, estão cheios de gorduras e calorias encobertas.

Ative seu metabolismo

O metabolismo são todas as reações que tem lugar em nosso organismo para converter o alimento em energia. O processo metabólico tem lugar em nossos músculos e órgãos e o resultado é o que conhecemos por “queimar calorias”. A taxa metabólica de uma pessoa é a velocidade que produz todo este processo.

Certamente que mais de uma vez terá ouvido que para emagrecer há que ativar o metabolismo. Mas, como se faz isso?

Tonifique sua musculatura

Um mínimo de três dias por semana mediante um treinamento com pesos ou com um par de garrafinhas de água cheias de arroz em casa. Os músculos tonificados necessitam de mais energia para se manterem.

Útil ideia: recolhendo as sacolas da compra ou fazendo as tarefas domésticas trabalhará muito os músculos.

Faça exercício cardiovascular (aeróbico)

Tente diariamente e de 30 a 60 minutos. O ideal é fazê-lo em jejum de manhã cedo. Andar, jogging, nadar, bicicleta estática, mountaim bike, isso é mesmo ir às compras... tudo o signifique se movimentar.

Útil ideia: aproveite a hora de comer no trabalho para dar um passeio. Mude o carro pelo transporte público quando puder.

Tome café da manhã todos os dias

Seu café deve consistir em um produto lácteo desnatado, uma fruta e cereais. Se não toma o café da manhã, seu organismo reaciona decrescendo seu metabolismo, já que ao não receber comida se protege economizando energia.

Útil ideia: quanto antes tome o café, antes se colocará em marcha seu metabolismo.

Não coma menos de 1.200 calorias por dia

Seu metabolismo pode carecer da suficiente energia para manter suas funções básicas e proteger-se decrescendo sua taxa metabólica.

Útil ideia: tome um lanche no meio da manhã e da tarde (lhe fará chegar com menos fome à seguinte refeição).

Passeie todos os dias

De 10 a 30 minutos depois de comer ou jantar lhe ajudarão a digerir melhor a comida e ativar um pouco mais seu metabolismo.

Útil ideia: aproveite a hora do meio dia; em casa, aproveite para fazer alguma tarefa doméstica que lhe impeça sentar-se no sofá justo depois de jantar.

Busque situações que lhe obriguem movimentar-se

Evite as escadas rolantes e os elevadores. Estacione um pouco distante de onde vai. Não use controle remoto. Levante-se e mova-se sempre que puder. Se tiver um trabalho sedentário, procure se mover e fazer uns estiramentos de vez em quando.

Útil ideia: ainda que lhe pareça muito chato, ofereça-se para esfregar os pratos depois de comer ou seja você quem serve a comida quando se reúne com a família (assim irá e virá da cozinha).

Incorpore alterações do ritmo em seu treinamento

Se já faz esporte, procure fazer intervalos na maioria de suas atividades aeróbicas. As alterações de ritmo são muito eficazes para incrementar um pouco mais seu metabolismo. Podem ser mudanças de ritmo curtas (entre 1 e 2 minutos).

Útil ideia: ainda que não faça esporte pode introduzir alterações de ritmo em seu passeio diário ou ao subir as escadas do metrô.

Não fique obcecada para emagrecer

Ter sobrepeso supõe ter uma pior qualidade de vida e uma figura menos atrativa. Mas não queira emagrecer pensando que assim será mais feliz. Torturar-se comendo pouco e mal lhe fará sofrer, ter má saúde e, seguramente, lhe impedirá de emagrecer. Não passa nada se um dia cede a um capricho, tudo pode ser compensado. Tampouco se esqueça de que emagrecer requer tempo e o que se perde de forma lenta não se costuma recuperar (não convém emagrecer mais de um quilo por semana).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Comentário novo!